Baratos Afins

Baratos Afins a Pioneira dos Independentes

Skip to Main Content »

Bem vindo a loja virtual da Baratos Afins!
Nossa loja esta em constante atualização. Estamos Inventariando e cadastrando todos os produtos da nossa loja. Caso não encontre o produto em nossa loja virtual entre em contato (11) 3223-3629

Your shopping cart is empty

CARTOLA - CARTOLA 70 ANOS 'CD' ''BRA''

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$32,00

Descrição rápida

1 O Inverno Do Meu Tempo Cartola / Roberto Nascimento Cartola 2:42 Rdio


2 A Cor Da Esperança Cartola / Roberto Nascimento Cartola 2:05 Rdio


3 Feriado Na Roça Cartola Cartola 2:35 Rdio


4 Ciência E Arte Cartola Cartola 3:06


5 Senões Cartola Cartola 2:30 Rdio


6 A Mesma Estória Cartola / Elton Medeiros Cartola 2:46 Rdio


7 Fim de Estrada Cartola Cartola 2:17 Rdio


8 Enquanto Deus Consentir Cartola Cartola 3:37 Rdio


9 Dê-Me Graças, Senhora Cartola / Claudio Jorge Cartola 3:09 Rdio


10 Evite Meu Amor Cartola Cartola 1:55 Rdio


11 Silêncio de Um Cipreste Cartola Cartola 2:47 Rdio


12 Bem Feito Cartola Cartola 2:26

CARTOLA - 70 ANOS (Baratos Afins)

Duplo clique na imagem para vê-la ampliada

Reduzir
Aumentar

Mais visualizações

  • CARTOLA - 70 ANOS (Baratos Afins)

Detalhes

A história de Cartola se confunde com a história do samba carioca urbano, a partir da década de 1920 até o final do século. Ele foi o parceiro do lendário Noel Rosa , ele tinha suas composições gravadas por intérpretes brasileiros praticamente todos reconhecidos , e ele foi um dos fundadores da Escola de Samba Estácio Primeira de Mangueira , ( Escola de Samba da Mangueira ) , uma das mais famosas escolas de samba Carnaval carioca (ea primeira associação Carnaval empregar o samba como um veículo musical). Até então, os grupos ( blocos afro ) de participantes ( fólios) , foram usados ​​para brincar e dançar marcha-rancho . Filho de um violonista amador, Cartola aprendeu a tocar guitarra sozinho e assistindo seu pai ( ele aprendeu cavaquinho , similar ao ukelele , também). Aos 15 anos de idade , sua mãe morreu e ele perdeu a ligação entre ele e seu pai tirânico. Cartola abandonou a escola depois de completar a escola secundária, saiu de casa , e dedicou-se a boêmia e vários postos de trabalho a tempo parcial. Em 28 de abril de 1928 , ele ajudou a fundar a Escola de Samba da Mangueira ( um morro carioca sobre a qual os pobres se estabeleceram ) e foi acusado de ser dono da escola de harmonia. Primeiro desfile da escola, ainda em 1928 , abriu com o primeiro samba composto por Cartola , "Chega de Demanda" ( " Lutar Basta", um apelo ao fim da violência entre sambistas rivais e malandrosof as colinas ) . A escola de Portela já existia naquela época, mas as outras escolas só começou a constituir-se a partir de 1932 por diante. Pessoas no morro Estácio já estavam ativos sambistas , compositores e intérpretes , mas não tinha constituído a escola Estácio Samba ainda. Até então, o samba urbano ainda não tinha absorvido influências da cultura de classe média , que só começaria com Noel Rosa (1910-1937) , um sambista natural de Vila Isabel (um dos bairros tradicionais do Rio de Janeiro ) , do estado burguesia pequena e cultura universitária ; Orestes Barbosa (1893-1966) , jornalista, escritor e compositor popular, e Cartola , confessou leitor de algumas linhas de Castro Alves, Gonçalves Dias, Olavo Bilac , Luís de Camões e seu preferido , Guerra Junqueiro , cuja A Velhice do Padre Eterno e A Morte de D. João leu completamente , tendo seus estudos literários como concluída . Neste ponto, instrumentos de percussão usados ​​no samba já incluído o surdo , o tamborim , o pandeiro , ea cuíca . O primeiro concurso de samba da cidade do Rio de Janeiro teve lugar em 20 de Janeiro de 1929. Ele contou com a participação das duas escolas de samba já existentes , Mangueira e Portela, cujo samba " Localidade: Não Adianta Chorar ", de Heitor dos Prazeres, ganhou. Mangueira apresentou " Beijos ", segundo o samba de Cartola , e " Eu Quero Nota ", por Arturzinho . Em 1931 , o cantor Mário Reis foi para o morro da Mangueira para comprar músicas , o costume daqueles tempos não se limitando à aquisição de plenos direitos, mas que envolveu a exclusão dos nomes dos compositores também. Vendido por 300 mil-réis , o samba "Que Infeliz Sorte " foi finalmente gravado por Francisco Alves, Mário Reis , como não poderia cantá-la . Mas Cartola nunca admitiu sua autoria da letra e música . Porque Francisco Alves foi um dos principais , o sucesso popular como parte do elenco permanente da Rádio Nacional , então o maior veículo de comunicação de massa no Brasil, Cartola tornou-se conhecido por um público mais amplo. Ele continuou a vender os direitos de suas músicas para o mesmo preço, criando para os sucessos " Alves Localidade: Não Faz, Amor ", " Tenho Um Novo Amor ", " Divina Dama " e " Diz Que FOI O Mal Que te Fiz ". Em 1932 , ele começou uma parceria com Noel Rosa com o Samba " Localidade: Não Faz, Amor ". Noel começou a freqüentar o Buraco Quente (Hot Buraco ) , dando preferência a Cartola . Mesmo com o reconhecimento da crítica e do público , o dinheiro sempre foi curto . Cartola teve que viver por sua inteligência , trabalhando como um peixe, sorvete, queijo e mascate , cambono de macumba (assistente para rituais de magia negra ) , e um pedreiro . Ao mesmo tempo, porém, ele continuou a desempenhar funções de mestre de harmonia da Mangueira e compor sambas de carnaval e do meio do ano. Em 1932, a Mangueira foi campeã com o samba " Pudesse Meu Ideal ", de Cartola e Carlos Cachaça . Em 1933 , a escola apresentou " Fita MEUS Olhos ", de Cartola e Baiaco , que foi gravado 45 anos mais tarde pelo autor . Em 1934 , a Mangueira não participar do concurso público , uma vez que tinha ganho um concurso de júri especializado apenas um mês antes, e não queria correr o risco de perder esse título. Em 1935 , o reconhecimento das escolas de samba pela classe dominante foi finalmente dada por meio de sua inclusão no calendário oficial de Carnaval pelo prefeito Pedro Ernesto Batista . Portela ganhou o concurso naquele ano, mas o samba de Cartola ficou em segundo lugar , com o samba "Brasil Terra Adorada ", com parcerias de Carlos Cachaça e Arturzinho . O prestígio de Cartola e Mangueira foi transmitido na medida em que a Alemanha com a Hora do Brasil programa em 29 de janeiro de 1936. Entre as canções , " Liberdade ", de Arlindo dos Santos e Cartola , " Pérolas Para O Teu Colar ", por Maciste Carioca e Cartola , " Dama Abandonada ", de Cartola ; " O Destino Localidade: Não Quis ", de Carlos Moreira de Castro e Cartola , e uma seleção de sambas de partido alto por Cartola . 1936 revelou-se um período fértil para o Cartola , que compôs cinco sambas com Carlos Cachaça : " Tudo Neste Mundo ", " Sentido Pranto ", " Primeira Volta ", " Me Disseram " e " Quem Me Vê Sorrir " . Com Isaltino Custódio , Cartola compôs " Deusa " e " Ingenua Criatura ". Em 1937, o Departamento de Turismo realizou um concurso para eleger o melhor compositor de várias escolas da cidade. Cartola cantou dois sambas : " Partiu " e " Sei Chorar ". ( Cartola venceu o concurso e recebeu uma medalha de ouro. ) Mesmo depois de ganhar um amplo apoio por parte da imprensa , jornalistas , políticos e artistas , suas perspectivas monetárias ainda eram fraca. " Sei Chorar " permaneceu inédito até 50 anos depois, e " Partiu ", uma composição altamente considerado pelo maestro Heitor Villa- Lobos, foi inédito. ( A medalha de ouro foi penhorado dias após a Caixa Econômica , devido às suas dificuldades financeiras permanentes. ) Em 1940, como consequência da F. D. Política de boa vizinhança de Roosevelt , que foi estimulado pela intenção de solidificação das relações entre os EUA ea América Latina em face da segunda Guerra Mundial , o maestro Leopold Stokowski chegou ao Brasil , acompanhado pelos músicos da Orquestra Juvenil All-American , que ele tinha organizado , bem como um grupo de som e gravação engenheiros da Columbia Records. Sua missão era dupla: para difundir a cultura da América através de concertos de orquestra , e para compilar e registrar a produção musical de cada região visitada para a posteridade. Stokowski olhou para o maior compositor erudito do Brasil , Heitor Villa- Lobos, e pediu-lhe para escolher a melhor música carioca . Villa-Lobos , em seguida, reuniu os melhores compositores da cidade e intérpretes : Pixinguinha , Luís Americano , Jararaca , Ratinho , Donga , Zé com Fome , Zé Espinguela , Mauro César , eo jovem solista Janir Martins , completos com a quadrilha de Mangueira, todos realizando sob o comando de Cartola . Villa- Lobos era um admirador da música de Cartola , e se tornou um frequentador de sua cabana na colina. Ele se transformou em uma espécie de padrinho, apresentando-o a várias oportunidades , como o filme Descobrimento do Brasil (1938). Das 40 canções gravadas por Stokowski , Columbia publicou apenas 16 em dois conjuntos de quatro discos de 78 rpm , com o título de Columbia Presents: Native Brazilian Music por Leopold Stokowski . Cartola foi representada por quatro composições : "Meu Amor " e " Primeiro Amor ", com Aluísio Dias; " Tristeza ", com Orlando Batista , e " Quem Me Vê Sorrir ", com Carlos Moreira de Castro e Carlos Cachaça . (Apenas o último foi incluído no disco. ) Entre 1941 e 1947, a Mangueira foi vice - campeão , sempre com Cartola como mestre de harmonia e compositor oficial. Mas a eleição de Hermes Rodrigues para a presidência da escola marcou o início de um longo período de ostracismo para Cartola . Rodrigues , que, interessado no aspecto comercial do Carnaval, contratado um professor para julgar os sambas no concurso interno da escola. Com a aceitação popular de seu estilo de samba em declínio, Cartola se afogou em álcool e desapareceu do ambiente artístico (ele também quase não sobreviveu a um ataque com meningite e tornou-se ainda mais pobre e mais miserável ) . Sua terceira esposa, " Zica " ( Euzébia Silva do Nascimento ) , uma pastora que estava sob seu comando na Mangueira, se esforçou para fazê-lo voltar à vida artística , pedindo vários artistas e compositores (LAN , Ari Barroso, Braguinha ) , para tentar para ajudar , mas acabou por falhar devido à sua falta de interesse do velho mestre . Ele estava lavando carros no amanhecer úmido de Copacabana , quando ele foi encontrado por um jornalista , Sérgio Porto. Com grande esforço e cuidado, Porto trouxe Cartola à Rádio Mayrink Veiga, por um curto período , ele também levou para outras estações de rádio , feito a jornalistas entrevistá-lo , e , em suma, lutou pela sua ressurreição. No final dos anos 50, Cartola trabalhou pela segunda vez em um filme , o famoso Orfeu de Carnaval ( " Orfeu Negro " ) . Logo depois, ele recebeu permissão para ocupar uma grande casa de forma gratuita, a propriedade da cidade, onde criou a idéia do restaurante e sala de exposições ZiCartola , mais tarde estabelecida na Rua da Carioca , 53. O ZiCartola foi um enorme sucesso desde o início. Promoveu entusiasmo cultural para o samba e foi um evento memorável para difundir a música do morro entre a classe média carioca . Mas Cartola e amadorismo administrativo da Zica fez a empresa um fracasso comercial , ea ZiCartola foi vendida a Jackson do Pandeiro , em 1965. Em 1968 , desfrutando de uma situação económica mais estável como um burocrata humilde , Cartola recebeu a doação de seu lote , na Rua Visconde de Niterói, 896, na Mangueira. Com suas próprias mãos e velho conhecimento de alvenaria, que edificou a sua casa sem ajuda. Cartola [O Mundo e hum Moinho ] No geral, entre 1929 e 1952, 13 músicas foram emitidos por Cartola em 78 registros do RPM . De 1957 a 1974, a 20 mais apareceu , além de outras participações especiais que ele fez como compositor. Mas não foi até 1974, aos 65 anos de idade, que Angenor de Oliveira gravou seu primeiro LP, Cartola ( Discos Marcos Pereira, 403,5007 ) . Por unanimidade aclamado pela crítica e pelo público , o registro não foi um sucesso comercial , como a gravadora , especializada em documentação histórica e não tem um esquema competitivo de distribuição. Em abril de 1976, um segundo LP, Cartola ( Discos Marcos Pereira, MPL 9.325 ) despertou ainda mais entusiasmo na imprensa e apresentou o mais bem sucedido de composições do Cartola : "Como Rosas Localidade: Não Falam ". Este registro recebeu o prêmio Golfinho de Ouro da Imagem e do Conselho de Música Popular do Museu de som . Cartola , cuja auto-imposta ausência de participar nos concursos da Mangueira desde 1949, finalmente decidiu retornar em 1977. Ele recebeu inúmeros convites para shows e apresentações , a sua música foi incluída na novela amplamente populares, e sua figura foi retratada em vários documentários de TV . Por fim , o velho Cartola começou a receber um pouco da atenção que ele merecia. Um quarto LP, Cartola 70 Anos (RCA 103,0278 ) , surgiu em março de 1979 e contou com a inundação usual de críticos elogiosos . Com cerca de 600 canções compostas , e um reconhecimento tardio de seu gênio , Angenor de Oliveira do Cartola , morreu de câncer no domingo 30 de novembro, 1980 . Sua forma simples , autêntico e despretensioso de estar e escrita pode ser admirada em seu depoimento ao jornal Movimento (Rio de Janeiro , 16 de novembro de 1978) : "Eu tenho um profundo amor pelas flores e pelas mulheres que me tinha fingido . uma não bater numa mulher , mesmo com uma flor , e as flores , não se lhes dar a qualquer mulher em tudo. "

Informações adicionais

Artista CARTOLA
Formato da Mídia CD
Formato CD
Gravadora BMG
Origem BRASIL
Nº de Faixas 12
Condição Novo
Código do produto 86626 2

Tags do produto

Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.